Afirmações são o que dizemos e o que pensamos. A forma como conversamos connosco mesmo através dos nossos pensamentos, são afirmações. Muito do que dizemos e pensamos é bastante negativo e não cria boas experiências para nós. Convém reformular os nossos padrões de pensamento e a forma que estamos habituados a falar, para padrões positivos que nos fazem sentir bem.
Uma afirmação abre o caminho, é o princípio da mudança.
Quando dizemos, “eu consigo…”, “eu sou forte…”, o que é que o nosso corpo sente? Bem estar, esse estado emocional positivo, dá energia à criança para continuar a desbravar, continuar a tentar.
Quando a criança, diz “eu não consigo, eu não tenho amigos”, imaginem o que essas palavras criam na psique da criança? Essas palavras ditas várias vezes ou pensadas, criam crenças e essas crenças criam uma mentalidade, uma forma de ver o mundo que acaba por criar a realidade da criança.
O que as crianças dizem indicam as crenças que se estão a formar na psique da criança. Nós através das afirmações conseguimos moldar a mentalidade da criança e assim dar-lhes uma grande vantagem para a vida. Imaginem a criança cedo na vida a ter auto estima, confiança e a dizer “eu consigo…”, “eu faço…”, “eu vou experimentar até conseguir…”.
Imaginem o poder de uma criança com uma mentalidade de crescimento, que não se deixa derrotar com desafios com dificuldades, mas acredita em si e faz, e continua a fazer superando os fracassos, porque os fracassos não a definem, porque tem crenças que lhe dão confiança e lhe dizem que o seu valor está dentro de si e não no que os outros avaliam como estando certo ou errado!
Imaginem a maravilha que isso não é, a vantagem que os vossos filhos vão ter pela vida fora.
Façam as afirmações com os vossos filhos, os resultados valem uma vida com amor próprio, confiança e resiliência.